Fasceíte plantar e Esporão de calcâneo
Esporão Calcâneo
A dor no pé, ou no calcanhar é um dos principais vilões dos atletas de corrida de rua ,de pessoas que permanecem em pé por muito tempo, obesos e algumas dúvidas sempre pairam no ar na hora do diagnóstico: o que causa esta dor? Por que ela acontece? Qual sua origem? Tenho que deixar de treinar? Devo deixar de trabalhar?.
Sempre ouço falar que quando há uma dor no calcanhar é esporão calcâneo ou até mesmo que é uma inflamação da fáscia plantar. E uma das dúvidas que os atletas perguntam em minha prática clínica é: esporão e fasciíte são as mesmas coisas? Vamos por partes.
O que é fáscia plantar? A fáscia plantar é a estrutura que mantém a arcada óssea do pé estável. A fasciíte plantar é uma dor na planta do pé, no ponto de origem da fáscia plantar, na tuberosidade medial do calcâneo. Caracteriza-se por uma inflamação ocasionada por microtraumatismos de repetição (muito comum em atletas de corrida) na origem da tuberosidade medial do calcâneo. As forças de tração durante o apoio levam ao processo inflamatório, que resulta em fibrose e degeneração das fibras fasciais que se originam no osso.
O que é esporão calcâneo? Esporão calcâneo é uma formação óssea reativa em forma de esporão (espícula óssea), localizada na face plantar do calcâneo (osso do pé), podemos até dizer que é um “bico de papagaio” no calcanhar. Pessoas com esta patologia têm dor na região plantar sob o calcâneo, que é pior no início da manhã e durante atividades prolongadas em posição de apoio nos pés.
Alguns artigos dizem que o esporão é conseqüente da fáscia plantar. O esporão do calcâneo faz parte do quadro de Fasciíte Plantar e se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo, mas é importante salientar que o esporão não ocorre na fáscia plantar e sim no músculo flexor curto dos dedos, o qual é adjacente a fáscia. Apenas 50% das pessoas com fasciíte têm esporão e 10% das pessoas sem dor no calcâneo também tem esporão.
Qual o diagnóstico diferencial - Através de um simples exame radiológico, pode-se distinguir fasciíte plantar e esporão calcâneo. Como se pode observar nas figuras (acima), o esporão é um crescimento ósseo no calcanhar enquanto a da fáscia plantar caracteriza-se por uma inflamação na planta do pé.
Tratamentos - O tratamento da fasciíte plantar é eminentemente conservador. Deve-se parar imediatamente a causa (por exemplo, prática de corrida) e incluir a administração de antiinflamatórios (sempre com orientação MÉDICA), além de fazer o teste da pisada para saber se você utiliza o tênis ideal para o seu tipo de pé, pisada e seu peso. Deve verificar também a necessidade do uso de palmilhas (feitas sob medida); a restrição das atividades que envolvam apoio prolongado, a deambulação de longa distância, saltos e corridas; exercícios para alongamento da fáscia plantar, tendão calcâneo e gastrocnêmio; assim como recursos que promovam analgesia e diminuição das tensões (fisioterapia é de extrema importância).
Utilizamos praticamente o mesmo tratamento para esporão calcâneo. Mas quando o tratamento não dá algum resultado, ou se prolongue muito, pode-se utilizar T.O.C – terapias por ondas de choque (procedimento um pouco caro ainda no Brasil ) ou até mesmo uma cirurgia para retirada do esporão, procedimento este que ainda não há um consenso entre os médicos, e neste caso ele (médico) é o profissional mais indicado para lhe orientar.