Plasma rico em plaquetas ou fator de crescimento plaquetário

22/02/2013 12:37

Há uma nova, e de certa forma inovadora, forma de tratar vários problemas músculo-esqueléticos que é a injeção local de plasma rico em plaquetas. O plasma rico em plaquetas é um produto derivado do sangue que é confeccionado a partir do próprio sangue do paciente .  Para sua produção, o sangue é submetido a uma centrifugação que separa seus componentes; e a parte do plasma onde há maior concentração de plaquetas é coletado. Esse plasma tem uma concentração de plaquetas que é cerca de oito vezes superior ao plasma comum.

Quais os benefícios da injeção de plasma?

 

Estudos recentes sugerem que a injeção local de plasma rico em plaquetas acelera a recuperação de diversos problemas como distensões musculares, lesões de ligamentos, tendinites e inflamações nas partes moles. Esse tratamento ficou particularmente em evidência quando o astro americano de futebol Haines Ward fez um tratamento com essa técnica para recuperar o ligamento colateral lesado do joelho e ficou curado a tempo de jogar o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano.

Não há uma certeza da origem desse tratamento, contudo alguns registros indicam que os primeiros a aplicar essa técnica foram os dentistas. Eles perceberam que pacientes com câncer e outras patologias que eram obrigados a usar concentrado de plaquetas com frequência, tinham uma evolução melhor em cirurgia dentária quando comparados a outros pacientes. Começaram a usar plasma rico em plaquetas em pacientes com grandes cirurgias dentárias, como reconstrução da mandíbula. Alguns ortopedistas resolveram tentar usar em problemas ortopédicos e também registraram resultados animadores. Assim a técnica foi ganhando notoriedade e as primeiras pesquisas surgiram.

Como o plasma rico em plaquetas atua?

As pesquisas ainda são iniciais, mas já se tem idéia de como o plasma rico em plaquetas atua.

 

Como o plasma rico em plaquetas é produzido a partir do sangue do próprio indivíduo, é um tipo de tratamento praticamente sem riscos, inclusive o de reação alérgica.

De certa forma, a injeção local de plasma rico em plaquetas é uma técnica muito parecida com a auto-hemoterapia. Essa última também possui plaquetas e as proteínas que citamos acima, mas em concentrações menores. Provavelmente os efeitos das duas técnicas possuem mais semelhanças que diferenças.

Não há muito registro do uso dessa terapia no Brasil entre os ortopedistas, apesar de haver vários especialistas dessa área oferecendo essa alternativa a seus pacientes nos Estados Unidos.

*Partes moles: Partes dos membros que não são nem osso nem cartilagem: musculos ligamentos, tendões, tecido subcutâneo.

**Fibroblasto é a célula-base do tecido conjuntivo - aquela que produz as fibras colágenas e elásticas. Fator de crescimento de fibroblasto é uma substância de natureza proteica que estimula os fibroblastos a se reproduzirem e produzirem mais fibras no tecido.

Lendas e mitos sobre o  (PRP).

O PRP (Plasma Rico em Plaquetas) é um novo procedimento, baseado numa idéia revolucionária: injetar nas lesões dos atletas e pacientes em geral uma concentração de células reparadoras do seu próprio sangue. Este concentrado, que é formado principalmente de plaquetas , contém substâncias que ajudam a reparar tecidos, os “fatores de regeneração tecidual”, nossos fatores de cicatrização e crescimento celular.

Logo, o tratamento que era chamado “fator de crescimento” (hoje renomeado por levar a entender e confundir com GH- hormônio de crescimento que é doping e proibido para utilização na melhora do desempenho em atletas) foi difundido para tantos usos e tratamentos como se fosse a saída para todas as lesões.

As injeções podem ter efeitos variáveis sobre as diferentes lesões nos corpo, sobre as diferentes características físicas e clínicas de cada ser humano, não podendo assim ser banalizada e indicada sem critério. Além disso, existem várias técnicas que fazem as aplicações serem mais ou menos eficazes dependendo do kit e da empresa utilizada, dependendo da concentração adquirida das plaquetas e com resultados diversos em diferentes tecidos.

Trabalhos publicados no “American Journal of Sports Medicine e The Journal of American Medical Association”, concluem que as aplicações podem ajudar nas cicatriztações de determinadas lesões como epicondilites, mas podem ser menos eficazes em Tendões de Aquiles degenerados, por exemplo. (Foto2). Daí, a necessidade de avaliação médica e indicação correta.

Credibilidade - O procedimento geralmente não é autorizado pelos convênios, já que a técnica é recente e sem comprovações científicas nacionais, apesar dos resultados positivos que temos e vemos em congressos. Ainda não temos documentação e seguimentos em longo prazo, o que leva ainda a falta de credibilidade e aceitação pelos mais céticos. Mas o lado positivo é que o custo diminuiu bastante se comparado aos anos anteriores.

O foco da maioria dos estudos que temos no Brasil dão conta que corredores e atletas em geral têm muitas lesões nos tendões e músculos e, como essa cicatrização é lenta e faz com que permaneçam longos períodos afastados do esporte, a técnica trouxe uma esperança na aceleração da recuperação e retorno à prática. Mas vale mais uma vez lembrar que a indicação é médica e criteriosa!

A reportagem mostrada domingo dia 10/01/2010 no esporte espetacular com o título “Técnica revolucionária melhora índice de recuperação de lesões” tem muitos pontos positivos. Mas vale ressaltar também os negativos para que possamos agir de “MENTE ABERTA, MAS COM OLHOS ATENTOS” para decidirmos de forma coerente e individual o que é melhor para cada lesão e cada indivíduo.

O comitê de traumatologia esportiva  está há muito tempo lutando pela implementação séria deste procedimento, com evidências, colocando todos os pontos positivos e negativos. Esperamos que esta aplicação seja realmente comprovada e devidamente autorizada como estamos vendo nos resultados e nas discussões em congressos como sendo mais um fator adjuvante no tratamento de lesões.


 


Contato

Dr.Mauro Mengar - CRM 55925

Rua Ângelo Vita Nº 64 SALA 211 Guarulhos - SP CEP:07110-120

+55 - 11- 2408-9008
+55 - 11- 3436-3929